Dia 5 de Julho … o dia em celebramos o aparecimento do Biquíni!
O mês de Julho para mim é muito especial… não só porque eu e a minha irmã fazemos anos, mas também porque é um mês bastante festivo (apesar de agora infelizmente não podemos fazer festas devido á pandemia)… mas devemos sempre ter motivos para comemorar a vida e Julho significa férias, calor, praia e claro biquínis. E no passado dia 5 de Julho fez precisamente 75 anos que surgiu o tão polémico e maravilhoso Biquíni, estão admiradas? Pois é ainda nos dias de hoje causa alguma polémica alguns modelos de biquínis mais sensuais, então imaginem agora há 75 anos atrás quando eles surgiram, o "choque" cultural, estético e social que deve ter sido!
Motivo de celebração pois foi algo que os estilistas criaram e deram mais realce ao corpo da mulher e começaram a dar mais destaque e ousadia naquela altura a quem se atrevia a usar um biquíni. Pois naquela altura as senhoras andavam todas tapadas e usavam fato de banho, mas felizmente alguém veio revolucionar a história da moda e abrir as mentes das pessoas. Como em qualquer história existe sempre uma “disputa” por algo, neste caso dois estilistas franceses, bem conceituados e de renome na altura.
Em Junho de 1946 o Monsieur Jacques Heim, apresentou ao mundo da moda o “menor fato de banho do mundo”, a qual dava o nome de átomo.
Passadas três semanas, precisamente no dia 5 de Julho de 1946, o Monsieur Louis Réard (que vemos na imagem anterior - engenheiro de automóveis) apresentou o “Biquíni”, sendo ainda mais pequeno do que o “menor fato de banho do mundo”, acabando assim por ficar famoso por ter sido o criador da peça mais falada e badalada de toda a história da moda.
Aqui podemos ressaltar que este senhor aproveitou uma altura de resseção económica na Europa para lançar uma verdadeira bomba. Estávamos na altura da 2ª Guerra Mundial e viviam-se tempos muito complicados, então o Monsieur Louis Réard percebeu que existia um racionamento de tecidos introduzidos pelos Estados Unidos da América e criou um plano para se sobressair nesta altura tão complicada e perturbadora. Daí o aparecimento do biquíni, acabando por ser um enorme sucesso apesar de ter sido mais tarde proibido em muitos países.
O nome biquíni, a que se dá a estas duas peças (uma que cobre o peito e a outra a parte inferior do tronco) deriva do atol de Bikini, é um atol que se situa no oceano Pacifico e onde se realizavam testes com bombas nucleares.
Para causar impacto sobre o lançamento desta peça tão ousada, Louis Réard lançou o Biquíni no dia 5 de Julho numa piscina em Paris. O seu objetivo era que uma mulher que usa-se um biquíni naquela altura provocava o efeito de uma “bomba atómica”.
No início do Séc. XX as senhoras iam a banhos de forma muito tradicional, vestidas com uma única peça que acabava em calções e formava uma silhueta muito solta, para não realçar as curvas das senhoras. Naquela época era uma ofensa para a sociedade as senhoras mostrarem um pouco da sua pele ou do seu corpo, algo que não passava pela cabeça das pessoas naquela altura.

Sendo assim, para que o plano de Louis Réard funciona-se ele tinha que procurar uma modelo que fosse bastante ousada e não se importasse de usar o Biquíni criado por ele. Para sua sorte uma bonita e elegante dançarina, Micheline Bernadini, aceitou vestir o Biquíni, acabando por fazer história ao tornar-se a primeira mulher a vestir a tão polémica peça, o Biquíni, no desfile de moda em Paris.
Como tinha referido anteriormente, para a sociedade e para as mulheres (apesar de curiosas), não se encontravam preparadas para usarem uma peça que realçava o corpo e mostrava o umbigo, acabando por ser algo escandaloso naquela época. Sendo assim e para infelicidade de Louis Réard o uso dos biquínis foram proibidos, incluindo em França.
Mas, felizmente, temos muitas mulheres desafiadoras e sem preconceitos que acabaram por usar o biquíni como algo sedutor em filmes e fotos e lutaram contra os preconceitos da época, atrizes como Ava Gardner, Ursula Andress e Brigitte Bardot aderiram à moda do biquíni. Como era de esperar, as senhoras ao verem estas famosas atrizes inspiraram-se nelas e o biquíni tornou-se viral, acabando por ser uma peça de desejo por todas as mulheres e consequentemente as vendas dispararam.

Em 1960, a estilista inglesa Mary Quant (que foi a criadora da minissaia), tornou popular os biquínis “Hot Pants” (que até á data de hoje mantêm as mesmas características da criação base, de forma a manter o charme e a elegância original da época).


Nos anos 60, a musa Helô Pinheiro democratizou de vez o uso do biquíni. Ícone da história da moda, Helô desfilou os mais diferentes biquínis pelos calçadões cariocas.


Na década de 70 uma atriz brasileira teve a ousadia de surgir na praia grávida e de biquíni, sendo que desta forma acabou por se tornar um símbolo da libertação feminina. A imagem virou um dos símbolos do feminismo brasileiro nos anos 60 e 70.

Nos anos 80 surgiu a moda de usar a laterais da cueca do biquíni enroladas, de forma a torna o biquíni mais cavado e dando mais sensualidade á peça em questão, acabando por dar origem ao biquíni “Asa Delta”.
Nestes anos rebeldes surge também o biquíni “fio dental”.
Na década de 90, os biquínis apresentados por grandes estilistas nas passagens de modelos eram cada vez menores.
Hoje em dia existem biquínis para todo o tipo de gostos e feitios.
Para muitas mulheres e jovens os preferidos são os brasileiros, devido aos seus modelos mais ousados.
Atualmente, a moda do fato de banho também está de volta, especialmente devido a questões de saúde, à excessiva exposição solar e aos consequentes efeitos provocados na pele, pela exposição solar.


Ao longo desta história podemos chegar a uma conclusão, a evolução do biquíni tornou-se ao mesmo tempo uma forma de mostrar a evolução dos direitos das mulheres frente á sociedade global.
Para terminar deixo-vos mais umas imagens dos diferentes estilos de moda praia ao longo das décadas.






Espero que tenham gostado do tema desta semana.
Já sabes, deixa-nos o teu feedback, comenta e partilha com os teus amigos!
Até à próxima semana!
Writter Blogger: Vera Jesus
The Real you Store - T.R.Y. Store
#nuncaseesqueça #therealyoublogue #therealyoustore #trystoreonline #bodypositive #confiança #belezanatural #belezareal #amorproprio #mulher #modaplussize #plussize #tamanhosgrandes #tamanhosespeciais #tamanhoplussize #dicasdebeleza #fashion #moda #mulheres #mulher #mulheresunidas #girlpower #bikini #juntassomosmaisfortes #woman #direitosdasmulheres #biquini #modapraia #praia

.jpg/:/cr=t:0%25,l:0%25,w:100%25,h:100%25/rs=w:1280)




Comentários
Enviar um comentário
Olá!
Indique-nos como podemos ajudar.
Responder-lhe-emos em breve.
Obrigada!