Dicas de moda para Mulheres Plus Size

 



Olá, caras leitoras,

já tinha saudades de escrever para vocês mas com esta loucura das festas de fim de ano é sempre uma grande correria.

Antes de mais quero desejar um Feliz Ano Novo de 2022 e que seja um ano repleto de alegrias, boas surpresas, energias positivas, repleto de Paz e Saúde para todos.

Esta semana resolvi relembrar algumas dicas para mulheres como eu, Plus Size - que vestem tamanhos grandes e mostrar um pouco das tendências que os especialistas em moda sugerem para este novo ano.

Pensei também relembrar um pouco esta moda Plus Size, pois temos sempre novos seguidores e novos clientes, por isso mesmo achei necessário escrever um pouco sobre o tema.

Pois bem, até há bem pouco tempo atrás, a moda Plus Size era sinónimo de roupas que faziam as mulheres sentirem-se “fora de moda, com roupas para pessoas com muita idade, padrões estranhos, roupas muito largas…” poderia continuar a escrever o que sentia e via quando procurava roupa para mim, mas não vale apena pensar nisso porque felizmente alguém se lembrou de pessoas como eu e que não arranjavam tamanhos em lojas de roupa da “moda”, por vezes sentia que não era deste planeta.

A realidade é que uma mulher com medidas diferentes das ditas “normais”, também tem um bom sentido estético e desejos como qualquer outra mulher!

Assim, não é porque existe um corpo magro sendo considerado o “padrão” que, ao fugir disso, o estilo feminino passa a mudar.

Mas, afinal, o que é moda Plus Size?

Em tradução do inglês, o termo significa: tamanho maior.

Oficialmente, deveria ser sobre tamanhos a partir do 46, mas, na prática, refere-se  Ã s numerações acima do 44. Numa pesquisa que efetuei encontrei um testemunho de uma modelo Plus Size, a Aline Zattar, onde ela explica que: ” Para entrar num concurso de Miss Plus Size, por exemplo, o regulamento pede que você vista acima do tamanho 44. As lojas de roupas Plus Size só vendem roupas acima do tamanho 44. As  fábricas de roupa também consideram Plus Size acima do tamanho 44 — embora muitas vezes usem modelos de tamanho 40 nas campanhas.”

Este testemunho deixou-me perplexa, pois não considero uma mulher que vista um 44 Plus Size, para além de que os modelos de roupa que atualmente fabricam para lojas estandardizadas, um 44 “normal” equivale a um 48 por exemplo. As matérias-primas que utilizam muitas vezes são com elastano, lycra ou outro tipo de material que dá elasticidade á peça que vão fabricar (algo bom pois sentimo-nos mais confortáveis, mas nem todas as pessoas podem usar fibras sintéticas), mas não fabricam os tamanhos corretos e então passamos a vestir uma tamanho maior do que na realidade precisamos.    

Eu sou prova disso, pois sinto isso na roupa que visto e atendi muitos clientes que sempre vestiam, por exemplo, o tamanho 38 ou 40 e passaram a usar o 42 ou 44. Incrível não é?

Devem estar a perguntar-se como é possível uma situação dessas acontecer? Pois bem eu explico.

Nas fábricas têm como referência o tamanho 38 um modelo, mas dependendo dos tecidos, dos cortes e de quem cose a roupa esse número pode alterar.

Basta coser um pouco mais na cintura e passa a um 36, ou se alargarem mais na cintura passa a um 38. Não sei se estou a ser bem explicita. Por exemplo, aconteceu-me várias vezes ir buscar 4 ou 5 pares de calças de um tamanho e todas elas terem medidas diferentes. Sim, é verdade, mas não é só em calças que acontece, mas noutras peças de roupa, simplesmente estou a dar um exemplo. Sendo assim a roupa feita em “série” muitas vezes têm tamanhos diferentes. Por isso não se assustem se isto vos acontecer.

Para que possam entender um pouco melhor como se chega aos números das roupas, temos que recuar no tempo, na História da Moda. Até à pouco tempo, cerca dos anos 1950 e 1960, as lojas de roupas nem existiam ou não eram comuns. Isto acontecia porque as peças de vestuário eram feitas, em grande parte, sob encomenda com modistas e alfaiates ou, mesmo, a confecção das roupas ficava a cargo das mulheres da família. Sendo assim, vestidos, calças e blusas eram confeccionadas sob medida, para cada pessoa.

No entanto, com o passar doas anos a  criação e popularização do “pré-à-pôrter” (pronto para vestir), revolucionou a forma como passamos a consumir Moda. Desta forma, ao invés de pensar num modelo, fazer as medições do corpo, ir a uma loja de tecidos, escolher os materiais, cortar e costurar ( ou contratar um profissional que o fizesse), agora, era só chegar numa loja de roupa, experimentar, pagar e levar.

Ou seja, todo um processo milenar de comercializar e comprar roupa sofreu uma verdadeira revolução. Os modelos, é claro, fizeram  sucesso e espalhou-se por todo o mundo.

Mas, se antes as peças era feitas sob medida para cada pessoa, surgiu uma questão,  como atender a milhões de pessoas, com diferentes alturas, pesos e tipos de corpos?

Pois bem, para isso, foram criadas medidas, que viessem a padronizar e facilitar a produção das peças e  também tornar a escolha das consumidoras mais fáceis. No entanto, sabemos que não foi bem assim. As numerações ficaram restritas a poucos números, por muitos anos, como já referi anteriormente.

Hoje, graças a muitas mudanças sociais que permitiram tirar a mulher curvilínea do limbo da Moda( ou a tentativa disso), já é possível ver muitas mulheres Plus Size usando no seu dia a dia, looks arrasadores e cheios de personalidade. Sendo assim, qualquer dica de moda que possa ser dada deveria encaixar-se , também, para as mulheres mais “cheiinhas”. Mas existe um pormenor muito mais  importante do que observar a numeração da roupa, é conhecer seu próprio corpo e estilo.

Vou falar sobre a silhueta. Anteriormente expliquei que  com a revolução do “prêt-à-pôrter”, as roupas passaram a ser produzidas em escala. Assim, quem confeccionava as peças do vestuário tomava algumas medidas como padrão e, em cima delas, fabricava os modelos.

Isso pode ser muito prático e econômico, mas raramente consegue acertar no caimento perfeito porque cada corpo é um corpo.

Existem pessoas com estruturas de corpos muito diferentes, não somos todos iguais(ainda bem). Por exemplo há pessoas  com os ombros mais largos do que os quadris, ou vice-versa. Tem mulheres em que a região abdominal se sobressai, visualmente, enquanto, que outras mulheres são as pernas. E, de acordo com isso, foram organizadas seis silhuetas do corpo feminino.

Assim, para cada formato de corpo, existe uma roupa que vai sobressair  ou desvalorizar essa ou aquela parte. Para mulheres com tipo físico triângulo invertido, por exemplo, em que a parte superior do corpo tem mais largura do que a inferior, modelos de saias lápis podem sobressair  ainda mais os ombros maiores. No entanto, os cortes godé  ou evasé podem equilibrar visualmente a silhueta, criando mais volume na região dos quadris.

Mas, é claro, a nossa imagem não fica só restrita a esses formatos. Outra informação importante é observar proporções no próprio corpo, como comprimentos dos braços, pernas e tronco. Além disso, é perceber o que você não gosta tanto assim, mas, também valorizar e realçar o que você aprecia em si mesma.

Podem olhar com calma, porque você vai descobrir muita coisa bem bonita  no seu corpo. Por isso, ter em atenção estas informações do próprio corpo é um passo fundamental para elaborar uma moda Plus Size com estilo e personalidade.

O nosso estilo não tem nada a ver com o  tamanho do corpo.

Pode ter acontecido,  que quando fossem a uma loja comprar uma roupa nova e as peças mais cool, Fashion… não tivessem o vosso número. Acabando por trazermos o que  tivesse disponível na loja , mesmo que não fosse do seu agrado. Mas, isso tudo não quer dizer que precisem de  se contentarem  com isso, ou que não tenham um estilo próprio.

Felizmente, mas de forma  lenta, a Moda está a abrir os seus horizontes para os mais diferentes tipos de corpos e necessidades, explorando variadíssimos estilos para vários tamanhos.

                                                          

Para que tudo isto seja eficaz, é importante perder o medo de nos vestirmos conforme os nossos gostos pessoais e não o que gostamos de ver nos outros. Cabe-nos decidir o

que nos fica bem ou mal, de acordo com o nosso corpo e a nossa mentalidade nos diz. Pois a nossa parte psicológica, personalidade, estado de espírito,  também contam muito na altura de escolhermos uma roupa.

Façam pesquisas e vejam  referências sobre moda, com as quais se identificam até encontrarem  o tom que gostariam  de dar aos vosso looks: mais romântico, casual, sexy, social…

Os vestidos curtos ficam bem tanto no calo como nos dias mais frios, mas tenham sempre em atenção o corte que vos favorece mais. Para o verão, existe uma grande variedade em modelos e materiais. Já para o inverno, a composição pode ser mais elaborada, com a ajuda de casacos e jaquetas, collants e botas.

Os vestidos midi têm  se tornado cada vez mais populares e democráticos, a cada dia que passa: os vestidos midi têm a barra no meio da panturrilha. Esse comprimento,

assim, permite produções das mais variadas, indo de estilos sociais e sóbrios, a composições para lá de sensuais.

Os vestidos compridos ou maxi vestidos,  também são muito versáteis. Desta forma, é possível ver diferentes modelos e estilos nestas peças de comprimento maior. Para o tempo quente, aposte em tecidos leves e mais frescos. Para o clima mais ameno, uma segunda peça protege do frio e dá um toque de estilo ao look.

 

Animal print

Os vestidos estampados também são modelos que, nós mulheres Plus Size podemos usar.

 

Vestido estampado disponível na T.R.Y. Store do XL ao 4XL (https://the-real-you-store.shopk.it/category/vestidos/12)

 

Florais

As flores podem passar um ar mais romântico e delicado, como, também, imprimir diversos tons ao look.

Assim, escolha o seu padrão favorito e aposte em vestidos estampados florais.

Vestido estampado disponível na T.R.Y. Store do XL ao 4XL (https://the-real-you-store.shopk.it/category/vestidos/12)

 

Riscas

Outro estampado que não sai de moda são as riscas, por isso também não seria diferente com os estampados  dos vestidos Plus Size.

Vestido estampado disponível na T.R.Y. Store do XL ao 4XL (https://the-real-you-store.shopk.it/product/vestido-comprido-manga-abalonada-e-bordado-plus-size)

 

Petit Pois

Pois bem para quem não conhece são os vestidos com bolinhas e estão sempre presentes em looks Plus Size encantadores!

Vestido estampado disponível na T.R.Y. Store do XL ao 4XL (https://the-real-you-store.shopk.it/category/vestidos/)

 

Denin

O denim é a aposta certa, na hora de escolher um vestido. Por isso, os modelos de vestidos de ganga,  são considerados uma peça básica no guarda-roupa feminino.

 

Renda

Os vestidos de renda são considerados românticos, boho ou sensuais, fazem sempre sucesso entre as mais cheiinhas, devido ao  seu incrível jogo de mostra e esconde.

Vestido com renda disponível na T.R.Y. Store do L ao 2XL (https://the-real-you-store.shopk.it/category/vestidos/)

 

Por fim, se a intenção é se vestir de maneira mais social, também o que não faltam são opções elegantes e sofisticadas em vestidos Plus Size.

A escolha de blusas e camisas também é uma parte muito importante, na hora de se vestir, não é verdade?  

Afinal, as peças do vestuário que usamos na parte de cima são as que  reparamos  primeiro, quando olhamos  para alguém.

Sendo assim achei por bem mostrar alguns tipos de  camisas, blusas, t-shirts,  regatas e dando vários exemplos e looks inspiradores.

Blusa acetinada disponível na loja T.R.Y. Store  

O que diferencia as camisas das demais blusas é que elas são, geralmente, peças com mangas (curtas, ¾  ou compridas) e com abertura na frente (fecho em botões, na maior parte das vezes). Para além disso, elas têm tecidos que variam dos mais encorpados( como algodão) aos suaves e delicados, como seda e cetim. Pela sua composição como um todo, assim, essas peças são muito associadas a looks formais e sociais.

As camisas, desta forma, ficam lindíssimas em looks para trabalho e ocasiões mais formais, como festas e casamentos.

No universo feminino da Moda, as t-shirts são com mangas curtas e gola em V ou careca e, com frequência, são feitas em tecido de algodão. Tradicionalmente, as t-shirts são lisas ou levam estampados pontuais. Esses prints, aliás, são muito marcantes neste tipo de t-shirt  e vão de frases engraçadas a expressões políticas. Essas peças, por fim, têm uma pegada bem streetwear. E em composições com outros elementos, como saias com fendas, por exemplo, elas conseguem passar pelos mais variados estilos.

O termo blusa engloba diversas subcategorias, entre elas: regatas, top croppeds, blusas de alças, blusões, blusa de moletom, entre tantas outras (além das que já vimos anteriormente, como camisas e t-shirts). Para não entrar em detalhes em cada uma destas infinitas divisões, separamos, assim, esta parte para trazer inspirações das mais variadas em blusas Plus Size. É comum que muitas mulheres mais cheiinhas procurem esconder os braços. Se este é o seu caso, também encontrei  diversos modelos com mangas super estilosos e com personalidade.

Túnica com gola em V disponível na loja T.R.Y. Store  em várias cores (https://the-real-you-store.shopk.it/product/tunica-manga-comprida-gola-de-padre-plus-size)

No entanto, saiba que você não precisa ficar passando calor por causa disso! Mangas não são (ou não deveriam ser) uma imposição. Por isso, se quiserem usar blusas sem mangas, deixem os bracinhos livres em lindos looks Plus Size.

Se existe uma parte campeã em reclamação, com certeza, é esta! Por muito tempo, calças, shorts e saias parecem ter sido pensados para pessoas que não têm quadris e pernas, não é verdade?

Isso porque o espaço para as pernas é muito justo, ou se tem espaço, falta comprimento, como só um exemplo entre tantos outros de não conformidade com os corpos femininos. Pensando nesses detalhes e em montar looks Plus Size com estilo eis aqui algumas sugestões.

Os modelos de calças jeans estão, pouco a pouco, tornando-se mais democráticos, ampliando a numeração e tendo tamanhos grandes reais. Além do denim, calças em tecido são sempre bem-vindas, em looks frescos, elegantes e modernos.

Chegou a hora que eu tanto tenho receio , colocar as pernas à mostra. Os shorts podem compor tanto looks mais frescos, para verão, em combinação com blusas e tops. Assim como, as peças podem fazer parte de looks mais quentes para os dias frios de inverno. Para isso, aposte no mix de short, blusas pesadas, casacos e collants. 

As saias são uma peça do vestuário super versáteis, tanto em estilo, quanto em modelo. Para além disso, caem muito bem em looks dos mais casuais aos mais formais. Isso tudo, claro, apostando nos elementos certos, que vão dar mais estilo, sensualidade  ou sofisticação ao look.

Saia disponível na loja T.R.Y. Store do L ao 4XL (https://the-real-you-store.shopk.it/category/saias)

 

Ao escrever este post achei que não poderia faltar uma parte sobre vestidos de festa, cerimónia… seja qual for a ocasião, nós merecemos estar elegantes, bem vestidas e de forma a captar a atenção de todos, mas que nos façam sentir deslumbrantes e confortáveis. Sendo assim encontrei alguns modelos que podem usar, mas sem esquecer a regra: sempre de acordo com o seu corpo, estilo, personalidade e gosto pessoal. Temos que gostar e agradar a nós próprias e não aos outros, olharmos para o espelho e gostarmos do que vemos. Isso sim, faz de nós umas grandes mulheres.

Por fim, também tem várias opções para as Plus Size cheias de ânimo e agitação. Assim, seja um happy hour após o expediente ou aquela balada, brilho, fendas, decotes e peças mais ousadas são perfeitas para a noite.

Para resumir,  vimos como a moda mudou bastante desde a criação do prêt-à-pôrter e que, com isso, as roupas começaram a ser fabricadas em escala.  Esse tipo de produção gerou roupas padronizadas e numeradas, mas que dificilmente conseguiam atender a todo os corpos femininos.

Assim, percebemos a importância de conhecer o próprio tipo físico e estilo, para, então, escolher de maneira mais acertada entre os vestidos, blusas, calças, shorts e saias.

Espero que tenham gostado destas “pequenas “dicas e que vos ajudem, como me tem ajudado a mim.

A moda está sempre em constante evolução, mas ao mesmo tempo os estilistas acabam por irem buscar tendências que já se usaram há anos atrás, mas atualizam para a época em que estamos.

Cada vez mais estão a apostar no conforto, sendo por isso que procuram tecidos que sejam confortáveis e de preferência naturais e que não causem alergias. A moda é um ciclo que vai e vem e nós estamos cá para usar e abusar dela.

Mas lembrem-se sempre com estilo, elegância e com atenção ao nosso gosto pessoal, personalidade e estilo.

Não só por hoje, mas também todos os dias da vossa vida sejam felizes e aceitem-se como são.

Beijinhos e até para a semana.

Blog Writer: Vera Jesus 

Content Marketing: Cláudia Dias 

Facebook - Link

The Real You Blogue - Link 

Instagram - Link

#nuncaseesqueça #therealyoublogue #therealyoustore #trystoreonline #bodypositive #confiança #outono #belezareal #amorproprio #mulher #modaplussize #plussize #tamanhosgrandes #tamanhosespeciais #tamanhoplussize #dicasdebeleza #fashion #moda #mulheres #mulher #mulheresunidas #inverno #vestidos #vestuário #juntassomosmaisfortes #woman #casacos #jeans #denim #roupa #trends

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Que calças escolher na hora de comprar?

Movimento Sufragista: a conquista do direito ao voto das Mulheres

O ESSENCIAL DA MAQUILHAGEM: CUIDADOS DE ROSTO