O ESSENCIAL DA MAQUILHAGEM: CUIDADOS DE ROSTO


Editar imagem

Qual o melhor creme para o meu tipo de pele?

Esta é uma pergunta que nos passa milhares de vezes pela nossa cabeça na hora de comprarmos um creme para o nosso rosto ou corpo. Será que conhecemos bem e conseguimos identificar o estado e tipo de pele que temos? São tantos produtos existentes no mercado, tanta publicidade, e todos dizem que fazem verdadeiros milagres e nós consumidores muitas vezes acreditamos, porque não conseguimos experimentar todo o tipo de produtos de cosmética que existem no mercado e depois o marketing que as empresas fazem é de tal forma "agressivo" e por vezes manipulador que acabámos por querer experimentar sempre as novidades dos produtos e acabámos por experimentar o que não satisfaz as nossas necessidades de cuidados diários do rosto.
Antes de tudo há que fazer uma boa limpeza de pele profunda, o ideal seria fazer a limpeza de pele com uma profissional de estética e cosmetologista ou ter um acompanhamento de um dermatologista. Sei que nem todas as pessoas podem gastar dinheiro em limpezas de pele e em dermatologistas, mas é bom saberes todas as ofertas que existem e o objetivo deste artigo é também para que fiquem conscientes de que na hora de escolher um creme, existem imensas ofertas e por isso é preciso pensar, analisar bem as opções várias para que assim não comprem logo o primeiro creme que vos apareça ou que tenha aparecido mais vezes na tv,
Existem quatro tipos de pele, segundo a classificação clássica de Helena Rubistein (segundo a hidratação e a sensibilidade) e elas são:

Características dos tipos de pele: normal, seca, mista, oleosa Editar imagem
Características dos tipos de pele: normal, seca, mista, oleosa
- Normal;
- Seca ( alipídica);
- Oleosa (gorda, lipídica);
- Mista;
- Mas vamos também considerar que existem mais dois tipos de pele: a Sensível e Envelhecida.

Pele normal
A menos frequente de todos os tipos, tem textura saudável e aveludada.
• Possui elasticidade ideal e produz gordura natural em quantidade adequada.
• Apresenta aspeto rosado, com poros pequenos e pouco visíveis, é pouco propensa ao desenvolvimento de espinhas e manchas.

Pele seca
Caracterizada por:
• Perda de água em excesso.
• Poros pouco visíveis,
• Pouca luminosidade propensa a descamação e vermelhidão.
• Apresenta maior tendência ao aparecimento de rugas e fissuras.
• Causas: fatores genéticos, hormonais e condições ambientais.

Pele mista
Caracterizada por:
• Aspeto oleoso.
• Poros dilatados na “zona T” (testa, nariz e queixo) • seca nas bochechas e extremidades.
• A pele mista tem espessura mais fina, com tendência à descamação e ao surgimento de rugas finas e precoces.

Pele oleosa
Caracterizada por:
• Aspeto brilhante, húmido e espesso, devido a produção de sebo anormal.
• Poros dilatados
• Maior tendência para a formação de acne e espinhas.
• Causas: fatores genéticos, hormonais e ambientais (sol, stress, dieta rica em alimentos com alto teor de gordura).
Quando falei para considerarmos mais dois tipos de pele a Sensível e a Envelhecida, é para termos em conta que dentro dos quatro tipos básicos de pele que existem, eles podem ter um outro tipo de classificação, onde vai ser avaliado o nosso estado de pele.
Por exemplo eu tenho a pele seca mas ao mesmo tempo é sensível (pois apresenta vermelhidão algumas vezes (coupe rouse), que reage tanto ao frio como ao calor). Isto acontece porque a minha pele tem um défice enorme de água, necessita de mais hidratação (apesar de beber cerca de dois litros de água por dia) e é sensível (pois aparecem várias manchinhas vermelhas no rosto que a torna reativa ao frio e ao calor).

Cuidados básicos com a pele (fonte:espaçomaxima.com/br) Editar imagem
Cuidados básicos com a pele (fonte:espaçomaxima.com/br)
Chegamos então agora ao cerne da questão, sei o tipo e o estado da minha pele. Tenho este conhecimento pela parte de um dermatologista e pela parte de uma profissional de estética e cosmetologista e ambos chegaram á mesma conclusão.
Acabei por encontrar um creme, do qual eu sou fã nrº1 e é adequado para mim, o Caudalie Resveratrol Lift – Crème Cahemire Redensifiante.

 Caudalie Resveratrol Lift – Crème Cahemire RedensifianteEditar imagem
Caudalie Resveratrol Lift – Crème Cahemire Redensifiante
Após várias experiências apostei neste creme e fiquei fascinada. É barato? Não. Mas uso diariamente e dá-me para dois meses os cremes de dia e de noite, o sérum e o contorno de olhos também. Pode durar mais ou menos consoante o nosso tipo de aplicação no rosto (já se sabe que o menos é mais).
Caudalie Resveratrol Lift Creme de Dia é um cosmético ideal para peles secas e com rugas. Possui ingredientes em que a sua função é combater as rugas e dar firmeza à pele, sendo que vão atuar na renovação das células da nossa pele e com uma aparência jovem, firme e leve. Os três principais ingredientes são o óleo das grainhas de uva, o ácido hialurónico e o resveratrol do sarmento da videira. Eles unem-se para hidratarem a pele e vão estimular a produção de colagénio fazendo com que diminua o aparecimento de rugas e indicado para peles secas.
É um creme, considerado o nº 1 em anti envelhecimento e firmeza da pele com uma textura natural e suave, dando uma sensação agradável na pele, parecida com a cachemira. Para que tudo isto seja possível a Caudalie em colaboração com os Laboratórios de Pesquisas de Medicina da Universidade de Harvard uniram duas substâncias que são os principais Princípios Ativos: o RESVERATROL e o ÁCIDO HIALURÓNICO.
O RESVERATROL é "extraído do caule da vinha” que ao atuar na pele vai dar firmeza e consequentemente tem um efeito antirrugas. Poderia estar aqui a escrever milhares de coisas, mas só experimentando este produto é que podem dizer algo sobre ele. Isto foi um exemplo da experiência que tive e espero ter ajudado.

Diferentes tipos de peleEditar imagem
Diferentes tipos de pele


Cuidados a ter com a pele (Fonte: Clinica e Spa Vida Natural)Editar imagem
Cuidados a ter com a pele (Fonte: Clinica e Spa Vida Natural)
Mas continuando com a nossa classificação dos tipos e estados de pele. Existe a Classificação dos Estados da Pele, chamado se Sistema Baumann.
O sistema Baumann foi criado pela Dra. Leslie S. Baumann do departamento de Dermatologia da Universidade de Miami e baseia-se em quatro parâmetros de avaliação da pele:
•OLEOSA vs SECA
•SENSÍVEL vs RESISTENTE
•PIGMENTADA vs NÃO PIGMENTADA
• ENRUGADA vs FIRME (não enrugada)
•produzindo 16 potenciais tipos de pele.

1- Oleosa, sensível, não pigmentada e propensa a rugas
Características: queima em lugar de bronzear, avermelhada, com poros abertos e rugas precoces. O que evitar: produtos à base de álcool, cremes anti-idade e vitamina C. O que usar: Séruns com antioxidantes para hidratação; Produtos com anti-inflamatórios, como camomila e azuleno, para a acne e vermelhidão; Cremes com corticoides para dermatites.

2 – oleosa, sensível, não pigmentada e firme
Características: ruboriza facilmente, veias aparentes no rosto, manchas vermelhas que descascam (sobretudo no nariz), rugas só depois dos 40 anos. O que evitar: cremes anti-idade ou à base de ácidos de frutas e DMAE. O que usar: produtos anti-inflamatórios, com camomila e aloé vera, protetor solar.
3 – oleosa, sensível, pigmentada e propensa a rugas
Características: bronzeia facilmente, depois surgem manchas acastanhadas ou esbranquiçadas, muita acne e dermatites. Primeiras rugas por volta dos 20 anos. O que evitar: DMAE, ácido lipóico e ácido hialurónico, filtro solar com benzofenona. O que usar: Contra rugas: cremes com ácido salicílico o retinol; Filtros solares com óxido de zinco (não irrita a pele e evita oleosidade).

4 – oleosa, sensível, pigmentada e firme
Características: Alta incidência de acne, geralmente acompanhada de inflamações. Propensão a alergias e, nas pessoas claras, sardas e manchas de sol. O que evitar: Esfoliantes e cremes anti-idade. O que usar: Produtos com camomila, aloé vera e ácido salicílico, que aliviam as inflamações; Cremes com retinol para acne e rugas; Loções com ácido kójico para manchas de sol.

5 – oleosa, resistente, pigmentada e propensa a rugas
Características: Aparência lustrosa, com poros largos, acne rara. O que evitar : A maioria dos cremes e loções não consegue penetrar na pele. Para hidratar a pele e prevenir rugas, a melhor opção são produtos manipulados, sob indicação médica. O que usar: Os esfoliantes para reduzir oleosidade; Cremes com coenzima Q10, ginseng, chá verde e vitamina C para rugas; Retinol, DMAE e ácido glicólico em alta concentração para amenizar rugas.

6 – oleosa, resistente, pigmentada e firme
Características: A face brilha, principalmente em fotografias, poucas rugas e acne. Mais comum em negros. Em pele clara, maior incidência de sardas e manchas. O que evitar: Na pele clara, produtos com soja, que provocam o aumento das manchas. Na pele escura, tratamentos a laser. O que usar: Vitamina C, retinol, ácido kójico e ácido glicólico são eficazes para remover manchas e prevenir rugas.

7 – oleosa, resistente, não pigmentada e propensa a rugas
Características: Brilho moderado na face, pouca acne, rugas precoces. O que evitar : Hidratantes durante o dia são desnecessários. O que usar: Produtos com antioxidantes para prevenir o envelhecimento; O retinol controla a oleosidade e previne rugas; Tratamentos como laser, dermo-abrasão, peelings profundos e Botox.

8 – oleosa, resistente, não pigmentada e firme
Características: Manchas, vermelhidão ou ressecamento são raros. Dificilmente pega um bronzeado. O que evitar: Hidratantes gordurosos. Se necessário, usar aqueles feitos à base de gel ou loções sem óleo. O que usar: Para limpeza, as loções à base de ácido salicílico; Esfoliantes diariamente.

9 – seca, sensível, pigmentada e propensa a rugas
Características: Uma das peles mais problemáticas. Muito fina e seca, apresenta irritações, vermelhidão e descama com frequência. Arranhões e cortes resultam em cicatrizes. O que evitar: Adstringentes, que irritam a pele, e esfoliantes, que a tornam ainda mais sensível . O que usar: Águas termais em spray antes de aplicar cremes, para aumentar a hidratação; Hidratante pela manhã, à tarde e à noite; Botox, preenchimentos e peelings químicos.

10 – seca, sensível, pigmentada e firme
Características: Sujeita a eczemas, dermatites e descamações. Manchas ásperas e grossas no rosto e no pescoço, ressecamento nas mãos e pálpebras escuras. O que evitar: Adstringentes e esfoliantes, cosméticos com soja que contenham estrógeno. O que usar: Hidratantes com filtro solar e ingredientes simples como óleo de oliva ou manteiga de cacau; Anti-inflamatórios para eczemas e dermatites, sob orientação médica.

11 – seca, sensível, não pigmentada e propensa a rugas
Características: Ressecada, avermelhada, áspera e sem brilho. Acne moderada, vasos aparentes na face e rugas precoces. O que evitar: Vitamina C, retinol e cremes anti-idade. Para quem tem acne, produtos com manteiga de cacau e óleo de coco. O que usar :Hidratantes pelo menos três vezes ao dia; Produtos com coenzima Q10, chá verde, extrato de grãos de uva e cafeína para prevenir rugas; Anti-inflamatórios, sob prescrição médica.

12 – seca, sensível, não pigmentada e firme
Características: Seca, com descamações, vermelhidão e coceiras. Muito alérgica e com espinhas ocasionais. O que evitar: Produtos com álcool, adstringentes e sabonetes agressivos, que tiram a gordura natural da pele. Produtos com retinol. O que usar: Hidratantes fortes, de preferência com filtro solar.

13 – seca, resistente, pigmentada e propensa a rugas
Características: Produtos com álcool, sabonetes e loções adstringentes. O que usar: Para prevenir ou atenuar rugas, retinol ou ácido retinóico receitado por dermatologistas; Cremes para o rosto e a área dos olhos com antioxidantes em doses altas; Agentes clareadores, como vitamina C, que aumenta a produção de colágeno e ajuda a diminuir manchas; Esfoliantes quatro vezes por semana.

14 – seca, resistente, pigmentada e firme
Características: Seca, com descamações no rosto e no pescoço. Áspera nos joelhos e cotovelos. Sardas ou manchas de sol. O que evitar: Peelings químicos e tratamentos a laser, que acentuam as manchas escuras. Produtos com soja e estrógeno. O que usar: Hidratantes com filtro solar, para evitar manchas e sardas. Produtos com retinol e vitamina K para hidratação.

15 – seca, resistente, não pigmentada e propensa a rugas
Características: Pele bem clara, típica do norte da Europa, delicada e sem sardas ou manchas. O que evitar: Sabonetes e xampus com detergentes, produtos com álcool e adstringentes. O que usar: Até os 30 anos, a hidratação com produtos ricos em antioxidantes como vitamina C e E, chá verde e coenzima Q10. A partir dessa idade, produtos à base de retinol, com prescrição médica ;Para prevenir rugas, cremes com ácido hialurónico, colágeno e elastina.

16 – seca, resistente, não pigmentada e firme
Características: Pele típica de loiros ou morenos claros. Não bronzeia. O que evitar: Produtos à base de álcool e adstringentes. O que usar: Hidratantes tradicionais, à base de glicerina e água de rosas, são baratos e eficientes para esse tipo de pele.

Cuidados de rostoEditar imagem
Cuidados de rosto
Agora que já sabem um pouco sobre os diferentes tipos e estados de pele, e de seguida deixo-vos um link onde podem realizar o questionário de Baumann, façam-no com calma e casa e verão que vos vai ajudar a identificarem o vosso tipo e estado de pele, e neste seguimento pode ser um auxílio para escolherem melhor um creme de rosto na hora de o comprarem.
O link é o seguinte:
https://editora.esteticaexperts.com.br/wp-content/uploads/Question%C3%A1rio-Baumann.pdf
Espero que  tenham gostado do tema de maquilhagem desta semana! 
Deixem-me o vosso feedback e comentários! :) Isso é muito importante para mim! 
Aceito sugestões de temas que queiram ver aqui falados, e partilhem o nosso THE REAL YOU BLOGUE e os posts com os vossos amigas/os. 
Muito Obrigada! :) 
Para a semana cá vos espero com novas dicas de maquilhagem e cuidados a ter com o nosso rosto! 
Conto contigo! Até lá! 
#nuncaseesqueça #therealyoublogue #trystoreonline #therealyoustore #bodypositive #beautyisnotasize #cuidadosderosto #peleseca #pelemista #peleoleosa #pelenormal #questionáriobaumann
Cláudia Dias (Make Up artist & Formadora)
The Real You Blogue

Follow us: facebook, twitter, instagram, pinterest, LinkedIn   Editar imagem
Follow us: facebook, twitter, instagram, pinterest, LinkedIn

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Que calças escolher na hora de comprar?

Movimento Sufragista: a conquista do direito ao voto das Mulheres