Black Friday: a loucura dos preços acessíveis para as suas compras de Natal!

 


Esta semana resolvi escrever sobre a tão famosa “Black Friday” e explicar como, onde e por que motivo surgiu esta “tendência” em todo o mundo.

Há 20 anos atrás não se ouvia falar tanto desta campanha promocional, pois em Portugal ainda não era muito conhecida. Por norma esperávamos pelos saldos após a época natalícia, para aproveitarmos os bons descontos nas lojas. Até ao aparecimento dos shoppings, o comércio tradicional tinha uma forma de fazer campanhas promocionais de maneira completamente diferente da que fazem atualmente.

Sendo assim acho interessante saberem a história desta campanha promocional. É uma data muito esperada e com grande expectativa não só pelos comerciantes, mas também por nós consumidores.

Embora esteja hoje associado ao maior dia de compras dos Estados Unidos, o termo Black Friday (traduzindo à letra significa "Sexta-Feira Negra"), referia-se originalmente a eventos muito diferentes.

Segundo alguns historiadores e investigadores este termo foi usado pela primeira vez nos Estados Unidos da América, no dia 24 de setembro de 1869, quando dois especuladores, de seus nomes Jay Gould e James Fisk, tentaram tomar o mercado do ouro na Bolsa de Nova Iorque. Quando o governo foi obrigado a intervir para corrigir a distorção, elevando a oferta da matéria-prima ao mercado, os preços caíram e muitos investidores perderam grandes fortunas.

Outro aspecto de referir, foram os desfiles do Pai Natal que ocorriam pelas ruas das cidades e que começaram muito antes da famosa  Black Friday.

black friday

Para muitos americanos, o desfile do Dia de Ação de Graças, promovido pela loja de departamentos Macy's, tornou-se parte do ritual do feriado. Mas o evento, na verdade, foi inspirado nos vizinhos do norte. A loja de departamentos canadense Eaton's realizou o primeiro desfile do Pai Natal em 2 de dezembro de 1905.

desfiles natal eua

Quando o Pai Natal aparecia no final do desfile, era um sinal de que a época de festas tinha começado e, que por sua vez, os consumidores iniciavam as suas compras natalícias. Como é óbvio,  os consumidores eram incentivados a fazer compras na Eaton's.

eaton´s

Em 1939, porém, algo inesperado aconteceu, a última quinta-feira foi coincidentemente o último dia do mês de novembro.

Preocupados com o curto período de compras para as festas do fim de ano, os comerciantes enviaram uma petição ao preseidente Franklin Roosevelt (1882-1945) para declarar o início das festas uma semana mais cedo, o que foi autorizado então pelo atual presidente.

E durante os próximos três anos, o Dia de Ação de Graças foi apelidado de "Franksgiving" (uma mistura de Franklin com "Thanksgiving", como a data festiva é chamada em inglês) e celebrado em dias diferentes em várias partes do país.

No final de 1941, uma resolução conjunta do Congresso finalmente solucionou o problema. Dali em diante, o Dia de Ação de Graças seria comemorado na quarta quinta-feira do mês de Novembro, garantindo uma semana extra de compras até ao Natal.

Black Friday

"A síndrome da sexta-feira após o Dia de Ação de Graças é uma doença cujos efeitos adversos só são superados pelos da peste bubônica. Pelo menos é assim que se sentem aqueles que têm de trabalhar quando chega a Black Friday. A loja ou estabelecimento pode ficar meio vazio e todo ausente estava doente", dizia a circular.

Esse termo ganhou popularidade pela primeira vez na Filadélfia, policias frustrados pelo trânsito causado pelos consumidores naquele dia começaram a referir-se dessa forma à Black Friday.

Os comerciantes, como é óbvio, não gostaram de serem associados ao tráfego e à poluição. Eles, então, decidiram atualizar o termo para "Big Friday" ("A Grande Sexta"), segundo um jornal local de 1961.

De acordo com alguns historiadores, com o passar do tempo, Black Friday passou a significar 'voltar ao azul', onde os comerciantes conseguiram dar uma interpretação positiva ao termo, ao dizer que ele referia-se ao momento em que os estabelecimentos retornavam ao azul, ou seja, voltavam a ter lucro. Mas não há provas de que isso tenha realmente acontecido.

É verdade, por outro lado, que o período de festas corresponde á maior parte dos gastos de consumo do ano. Mas quanto dessas receitas realmente se torna lucro não está claro, dado que os comerciantes costumam trabalhar com margens mais apertadas, oferecendo grandes descontos.

O termo Black Friday permaneceu restrito à Filadélfia por um tempo surpreendentemente longo. Até aos anos 80 era um termo usado de forma moderada em Trenton e Nova Jersey, mas não ultrapassou as fronteiras de Filadélfia. Só em meados dos anos 90 é que o termo se começou a espalhar por todo o lado.

Embora a Black Friday  seja considerada o maior dia de compras do ano, a data não ganhou esse título até aos anos 2000. Só em 2001 é ganho o título do maior dia de compras do ano.

Isto porque, por muitos anos, a regra não era que os americanos adoravam uma liquidação, mas sim que adoravam procrastinar. Ou seja, até tal ponto, era no sábado e não na sexta-feira ,que as carteiras ficavam mais vazias.

Por muito tempo, os comerciantes do Canada tiveram inveja dos seus colegas americanos, especialmente quando os seus clientes fiéis colocavam o pé na estrada rumo ao sul à procura de boas compras.

Mas agora eles passaram a oferecertambém as suas próprias liquidações, apesar do Dia de Ação de Graças no Canadá acontecer um mês antes.

No México, a Black Friday ganhou novo nome , 'El Ben Fin', ou "Bom fim de semana". A comemoração é associada ao aniversário da revolução de 1910 no país, que às vezes coincide na mesma data que o Dia de Ação de Graças nos EUA.

sale black friday

Tão famosa nos Estados Unidos, a Black Friday tem vindo a consolidar-se em Portugal numa proporção gigantesca, começando já a afirmar-se como uma das melhores épocas do ano para se encontrar os maiores descontos em vários produtos e serviços. Por norma, toda a gente que quer economizar acaba por aguardar o mês de Novembro, ou os seus últimos dias, para fazer algumas das compras tão desejadas.

Diversos segmentos entram nesta altura em promoções extraordinárias e, é tanta a adesão que a tradicional “sexta-feira” acaba por estender-se, em muitos segmentos, para o fim-de-semana seguinte, semana ou mesmo mês.

Em Portugal, a Black Friday cada vez está mais em voga, sendo o conceito já há muito aplicado em várias superfícies comerciais.

No nosso país, este é um dia visto como sinónimo de poupança e consumo, sendo a altura certa para ir às compras, pois já uma grande maioria de marcas interessadas em faturar mais e renovar stocks, sai para o mercado com campanhas de descontos surpreendentes, antecipando os saldos típicos de Janeiro. Cada vez mais as lojas de marca e não só aderem á campanha. Desde a moda, eletrodomésticos, informática, produtos de beleza, decoração, viagens (etc), a oferta é generalizada e o difícil será resistir a não comprar aquilo que tanto deseja!

black friday the real you store

Como a nossa loja favorita - The Real You (T.R.Y.) Store - está com um novo site totalmente renovado e seguindo a tradição da “tendência” promocional, aderiu também ao primeiro “Black Friday” da loja!

Eu sou sincera, aproveito sempre esta altura para fazer a maioria das minhas compras de Natal, e sendo assim aproveitei para fazer uma visita á minha amiga Claúdia e para usufruir dos imensos descontos que ela tem na sua loja. Por isso não se acanhem e aproveitem já para fazerem as vossas compras de Natal a preços acessíveis, mas sem esquecer, sempre com a qualidade e atendimento a que já estão habituados.

Para a semana volto com mais um novo post e até lá aproveitem para fazerem excelentes compras.

Beijinhos e obrigada! 

Até para a semana!

Blog Writer: Vera Jesus 

Content Marketing: Cláudia Dias

Follow us: facebookinstagram

The Real You Store - link Facebook

The Real You Store - link do instagram

The Real You Blogue - link do Blogger

#nuncaseesqueça #therealyoublogue #therealyoustore #trystoreonline #bodypositive #confiança #outono #belezareal #amorproprio #mulher #modaplussize #plussize #tamanhosgrandes #tamanhosespeciais #tamanhoplussize #dicasdebeleza #fashion #moda #mulheres #mulher #mulheresunidas #inverno #vestidos #vestuário #juntassomosmaisfortes #woman #casacos #jeans #denim #roupa #trends #pera #apple #rectangulo #outono21 #tendência #trends #fashion #fashionplussize #calçabocadesino #tipodecorpo #bodyconfience #mulheres #blackfriday

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Que calças escolher na hora de comprar?

Movimento Sufragista: a conquista do direito ao voto das Mulheres

O ESSENCIAL DA MAQUILHAGEM: CUIDADOS DE ROSTO