Que calças escolher na hora de comprar?

Desde que me lembro na minha infância e adolescĂŞncia, sempre usei calças de cintura normal e com cinto. Para mim era algo normal pois a minha cintura ficava marcada, ou seja, como o meu corpo estava em desenvolvimento isto era uma estratĂ©gia para moldar a minha cintura, de forma a ficarmos com “curvas” e nĂŁo tĂŁo a direito. Para alĂ©m disso era um modelo de calças básico, simples e adequado a qualquer altura.

Na década de 80 usava-se as calças de cintura bem alta, com dobradinhas em baixo (na bainha) e com cintos a marcar a cintura. Também era moda as calças estreitas na cintura e largas nas pernas. Um pormenor interessante, a maioria das calças eram sem elastano.
Calça semi-baggy (1989)
Calça semi-baggy (1989)
Na dĂ©cada de 90 surgiram as calças que “nĂłs chamávamos de elásticas”, elas sĂŁo comparadas com as skinny de agora.
Surgiu uma marca de calças as City Jeans que foi um sucesso na altura e todas as raparigas queriam ter (juntamente com a euforia das sapatilhas ALL STAR).
Na minha opiniĂŁo as raparigas dessa Ă©poca podiam ter o corpo que tivessem elas tinham algo em comum… a cintura era bem marcada e umas tinham a anca mais larga que outras (pois os corpos nĂŁo sĂŁo todos iguais).
Quando comecei a trabalhar (por volta dos meus 19 anos) começaram a surgir calças de cintura baixa, á boca de sino, pata de elefante, boot cut… mas o que se destacou bem foi a altura do gancho, isto Ă©, cada vez mais as calças se tornavam mais descidas e a cintura das raparigas e mulheres começou a desaparecer e a dar lugar a corpos a direito, sem curvas, com marcação da cintura mais abaixo do normal. Eu nĂŁo nego, tambĂ©m aderi a essa moda, mas passado um tempo arrependi-me… sabem porquĂŞ? Porque deixei de ter cintura, a minha barriga ficou mais saliente, deixei de ter curvas e uma coisa que sempre detestei era quando me baixava e via a roupa interior.
Pois bem, comecei a achar isso ridĂ­culo e que nĂŁo ficava bem (ainda para mais, estando eu no atendimento numa loja de roupa de senhora e de homem) baixar-me para marcar uma bainha e os clientes verem a minha roupa interior!
Diferentes modelos de calças de ganga (jeans)

Arranjei então duas soluções:
1.ÂŞ – Comecei a usar um top de alças por baixo da camisola, blusa ou tĂşnica (assim estava garantido que ao baixar-me nĂŁo se iria ver nada a nĂŁo ser o top);
2.ª - Comecei a usar também calças de cintura mais alta e se por acaso me incomodassem por serem muito altas (pois existem calças assim), mandava á costureira para cortar metade do cós e as calças assentavam no local certo, na minha cintura;
Mas adotei esta postura não só a nível profissional como pessoal. Passado um tempo também comecei a usar farda e apesar de serem calças clássicas a cintura era subida na mesma.
Acabei por chegar á conclusão de que eu ficava mais elegante, as roupas assentavam melhor e as duas barrigas que eu tinha começaram a transformar-se numa só. Mas muito importante nunca deixei de usar cinto, pois é um acessório que sempre usei e que fica sempre bem. Não aperto muito o cinto porque não gosto, mas coloco de forma a marcar a cintura sem me magoar. Cada vez fiquei mais fã das calças de cintura subida e sempre que podia, ou seja, que a cliente me permitia dar opinião, aconselhava o uso das calças de cintura mais subida, independentemente da idade.
Algo que já há muito tempo o que as lojas têm de bom, são as diversas medidas de tamanhos de gancho, que definem por:
Calças de: cintura muito baixa; cintura baixa; cintura regular; cintura média; cintura alta.; cintura alta; cintura muito alta.
Calças de cintura muito baixa; cintura baixa; cintura normal; Cintura alta; Cintura muito alta.
Claro que depois existem os diversos modelos de calças para todos os gostos e feitios.
Quando começou a moda das calças push-up, também aderi a essa estilo de calças, mas uma coisa que notei é que nem todos os modelos me assentavam bem, pois realçavam mais o meu rabo ou eram mais apertadas e não me sentia bem.
Calças de cintura baixa
Calças de cintura baixa
Na minha opinião, nós quando vamos comprar umas calças, sejam elas de que modelo for, devemos ter em atenção o nosso gosto pessoal, o nosso estilo de vestir, adequado ao nosso corpo e ao conforto.
Por exemplo, eu sou muito exigente na composição dos tecidos (talvez seja defeito meu por ter trabalhado tantos anos numa loja de roupa), mas não gosto de tecidos que sejam 100% sintéticos, com muito elastano, polyester, ásperos, com muito brilho devido às fibras sintéticas, entre outros pormenores.
Prefiro calças com 96% ou 98% de algodão e o restante de elastano para dar mais mobilidade e conforto. Ao vestir as calças tenho que as sentir macias e que me sinta bem dentro delas como se não usa-se calças. Estou numa fase em que dou mais importância ao conforto.
Já cheguei a vestir calças rotas (como as da imagem, que agora estĂŁo novamente trendy), calças com brilhantes, taxas, manchadas, slim, skinny leg, jeggings … Mas agora prefiro o meu prĂłprio modelo, ou seja, umas calças que me definam e que posso usar com qualquer peça de roupa e que ficam sempre bem. Ando na moda, mas ao meu estilo. Por isso, se me permitem deixo-vos um conselho, na altura que forem comprar calças nĂŁo se deixem levar pela opiniĂŁo alheia, comprem o que vocĂŞs gostam, que vos faça sentir bem e que assentem no vosso corpo.
Deixo aqui alguns modelos de calças para ficarem com uma ideia do corte (fit) de calça, tamanhos e o modelo e algumas especificações técnicas, que ajudará bastante na próxima vez que forem escolher, experimentar e comprar calças novas!
Modelo de calça de cintura baixa (G1)
Modelo de calça de cintura baixa (G1)
Modelo de calça de cintura regular (G2)
Modelo de calça de cintura regular (G2)
Modelo de calça de cintura intermédia (G3)
Modelo de calça de cintura intermédia (G3)
Modelo de calça de cintura alta (G4)
Modelo de calça de cintura alta (G4)
Modelo de calça de cintura muito alta (G5)
Modelo de calça de cintura muito alta (G5)
Tabela de medidas de calças (G1, G2, G3, G4 e G5)
Tabela de medidas de calças (G1, G2, G3, G4 e G5)

O corte (fit)
O corte determina o ajuste da calça da linha do quadril atĂ© o joelho. Pode ser dividido essencialmente em duas categorias: justas e soltas.
Modelos de calças: recta, relaxada, largas, boyfriend
Modelos de calças: recta, relaxada, largas, boyfriend
- Recta (regular). A jeans de corte reto pode ser encontrada em quase toda marca. Um exemplo clássico deste tipo de calça Ă© a famosa 501, da Levi’s. Ela Ă© um verdadeiro clássico no mundo das calças jeans, já que pode ser usada com qualquer tipo de roupa, desde jaquetas clássicas e sapatos com salto alto, a camisetas esportivas e tĂŞnis. Elas nunca saem de moda e podem ser usadas sempre.
- Relaxada (relaxed). Ela Ă© uma calça de corte regular com a diferença de que geralmente Ă© de cintura baixa e a largura Ă© um pouco maior do que as calças clássicas. Claro que este tipo de calça nĂŁo combina com um ambiente de trabalho, mas pode ficar muito bem para usar no dia a dia, quando combinada com bons acessĂłrios. VocĂŞ pode combinar este modelo com camisetas, camisas clássicas e com jaquetas e malhas no inverno.
- Solta (loose). A calça jeans com o corte solto Ă© normalmente usada por cantores de rap. Em geral, essas calças aparecem nas coleções de marcas que criam roupa no estilo urbano, e costumam combinar mais com roupas no estilo oversize. O calçado que melhor combina com ela Ă© o tĂŞnis.
- Boyfriend. Da mesma maneira como Ă© mais fácil encontrar uma calça solta nas coleções masculinas, as calças boyfriend sĂŁo exclusivamente femininas. O comprimento clássico Ă© o 7/8, pode ser de cintura mĂ©dia, desgastada ou rasgada, as variações sĂŁo muitas. VocĂŞ pode usar uma calça estilo boyfriend com quase todo tipo de roupa e calçado, mas ela nĂŁo costuma combinar com o ambiente de trabalho.
Modelos de calças: slim, skinny e jeggings
Modelos de calças: slim, skinny e jeggings
- Slim. Diferente da calça skinny, a slim, apesar de se ajustar ao corpo, nĂŁo aperta os tornozelos com tanta força. Ela pode ser usada tanto para passear como para trabalhar, portanto sĂŁo perfeitas para quem vai direto do trabalho para um aniversário. Dobrar a parte de baixo deixa o visual moderno e Ăłtimo para usar durante a noite. A calça slim esconde alguns defeitos do corpo, principalmente se vocĂŞ escolher uma calça com a cintura regular ou levemente alta, com botões.
- Skinny. A popularidade da calça skinny nĂŁo perdeu força; ela parece se ajustar ao corpo das pessoas como se fosse uma segunda pele. Esse modelo pode ser usado com qualquer tipo de roupa, mas, para criar um visual de escritĂłrio, Ă© melhor optar por uma com cintura regular, nunca baixa. O Ăşnico problema Ă© que, em geral, combina mais com corpos magros.
- Jeggings. Assim como o nome já indica, a calça jeggings Ă© uma espĂ©cie de combinação de jeans e leggins, o que significa que ela molda o corpo atĂ© mesmo mais que uma calça skinny. Desde que surgiu, em 2010, a jeggings ficou cada vez mais popular. O importante Ă© escolher a cor correta, para combinar com um visual de trabalho ou de passeio. Na hora da escolha, Ă© importante seguir duas regras: ela deve ser mais parecida com uma calça jeans do que com uma legging e nĂŁo deve ser transparente.
Em relação ao corte do joelho atĂ© a parte inferior, o chamado cut:
Modelo de calças: justas, straight e à boca de sino.
Modelo de calças: justas, straight e à boca de sino.
- Justas (tapered, tailored). As calças jeans com esses modelos ficam mais finas a partir do joelho atĂ© a parte inferior, o que significa que combinam mais com pessoas com as pernas nem muito finas nem muito grossas. Essa opção tem sido a mais usada nos Ăşltimos anos, e sĂŁo as mais encontradas nas lojas. Elas combinam com qualquer tipo de calçado, desde clássicos atĂ© um tĂŞnis esportivo.
- Recta (straight). As calças com corte reto tĂŞm a mesma largura no joelho e na parte inferior. SĂŁo calças clássicas que ajudam a esconder as imperfeições das pernas na Ăˇrea das batatas da perna e combinam com qualquer parte superior ou calçado.
- Boca de sino (boot). As calças boca de sino, muito conhecidas dos hippies, apresentam uma largura que aumenta a partir do joelho. Hoje em dia elas nĂŁo sĂŁo mais tĂŁo exageradas como nos anos 60 e 70. Este tipo de calça Ă© ideal para mulheres com o quadril largo, já que elas equilibram visualmente a parte superior e inferior.
Calça "skinny". Calça de ganga azul, skinny, justa. Marca Code. Usada poucas vezes, como nova. Veste 38/40. 7,00€
Calça "skinny". Calça de ganga azul, skinny, justa. Marca Code. Usada poucas vezes, como nova. Veste 38/40. 7,00€
Por falar em experimentar, escolher e comprar calças, brevemente a The Real You Store (T.R.Y. Store) vai apostar na venda de diferentes tipos/modelos de calças e principalmente apostará no aconselhamento e atendimento personalizado, para vos ajudar a escolher as calças certas e mais adequadas para si! Fique atento porque teremos novidades muito em breve. Até lá, pode conferir aqui no site a nossa loja online, onde temos algumas peças vintage, novas e semi-novas, plus size, inclusive estão ainda disponíveis alguns modelos de calças.
Espero que tenham gostado do tema fashion desta semana. 
Já sabes, deixa-nos o teu feedback, comenta e partilha com os teus amigos! 
Até à próxima semana!
Writter Bloggers:
Vera Jesus & Cláudia Dias (T.R.Y. Store)
#nuncaseesqueça #therealyoublog #therealyoustore #trystoreonline #bodypositive #confiança #belezanatural #belezareal #amorproprio #mulher #modaplussize #plussize #tamanhosgrandes #tamanhosespeciais #tamanhoplussize #dicasdebeleza #fashion #chapéu #chapeus #wimple #touca #bandana #cloche #panama #boné #tocado #moda
Para qualquer informação adicional envie-nos um email e siga-nos também nas redes sociais.
follow us redes sociais facebook instagram pinterest twitter
follow us redes sociais facebook instagram pinterest twitter
Estamos nas redes sociais e todas as semanas temos novidades! 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Movimento Sufragista: a conquista do direito ao voto das Mulheres

O ESSENCIAL DA MAQUILHAGEM: CUIDADOS DE ROSTO