A indústria portuguesa do calçado, marca de qualidade e exemplo!
A indústria portuguesa do calçado, uma marca de qualidade e de exemplo nacional. Porque o que é Nacional é bom e recomenda-se!
Quem conhece São João da Madeira sabe que é considerada a “capital” do calçado e da chapelaria, mas também não nos podemos esquecer do concelho de Santa Maria da Feira, pois tem muita indústria de calçado de muita boa qualidade.
Quando nos dirigimos para São João da Madeira passamos pelo museu da chapelaria (um artigo que irei publicar em breve, sobre este belo acessório o Chapéu e a sua importância ao longos dos tempos), mas também tem um Museu do Calçado na Rua António José de Oliveira Júnior nº591, 3700-204 São João da Madeira, que vale bem a pena visitar e que nos faz viajar ao longo do tempo ao contarem-nos a história do calçado e a sua importância.
É uma cidade agradável, com largas ruas e muitas rotundas, mas é fácil descobrir a bela cidade que é e os seus encantos.
Há uns anos abriram o Shopping 8ª Avenida, onde por sinal gosto de ir, pois é acolhedor, com vastas montras para a rua, mas o mais interessante é que tem em exposição em vários sítios estratégicos sapatos. Algo fora do comum, mas que relembra a importância desta indústria para a cidade e quem lá for vai ver variadíssimos modelos de sapatos com feitios e formas diferentes (alguns irreverentes até) mas que torna este shopping carismático.

Muitos dos melhores designers de calçado e de renome na indústria da moda, são provenientes desta bela cidade de Santa Maria da Feira. Posso citar nomes como Miguel Vieira, Zarco (empresa de Carlos Santos), Egídio Alves Luxury Shoes, Mariano Shoes, Dieba, Luís Onofre, Gil Carvalho, Beppi, entre muitos outros fabricantes de calçado. Temos também uma empresa de Escariz, a empresa Catatua, com a marca Cosmopolitan, que deu “cartas” na feira de Milão e que fez um acordo milionário com a revista norte-americana para os mercados europeu e asiático.
Muitas destas empresas exportam o seu calçado pois têm clientes bem conhecidos da indústria do cinema, da música, alta sociedade, políticos, entre outros. Sim, a nossa indústria de calçado é muito bem vista no estrangeiro e na feira de Milão é uma das mais importantes para a nossa indústria, cada vez mais em expansão devido á sua qualidade, resposta rápida na entrega aos clientes e com uma design cada vez mais sofisticado e a captar a atenção para um nicho de mercado muito específico.
Temos a destacar Paulo Brandão que vende muito calçado para Itália, devido á sua sofisticação e alta qualidade. Já Gil Carvalho tem clientes como Madona e Elizabeth Hurley, que faz sapatos especiais e únicos em que cada para pode rondar os 6 mil euros.
A nossa mão de obra é muito boa, temos produtos de qualidade, confortáveis e acima de tudo também com um bom design. Sim pode não ser para a nossa carteira estes exemplos, mas pelo menos podemos estar orgulhosos do Made in Portugal estar a ter sucesso no mundo da moda.
Mas porque não fazem tanto sucesso no nosso país?
Bem nós portugueses (alguns, não vamos generalizar) começamos a ser invadidos com tanta publicidade de marcas estrangeiras que acabamos por colocar de parte o “nosso calçado”.
Para além disso, começaram a surgir sapatos, sapatilhas, sandálias, chinelos, botas, etc… oriundos de países do leste e não só, onde a mão de obra é mais barata e a qualidade por vezes não é a melhor e deixamos para trás os nossos produtos portugueses, só porque compramos mais barato (que por vezes acaba por sair mais caro) e porque o nosso poder de compra deixou de ser o que era após entrarmos na moeda única do Euro.
Quem não se recorda na década de 80 usar as sapatilhas “Sanjo”, super confortáveis, de boa qualidade e feitas em Portugal? Eu recordo-me e eram super “in” usar essas sapatilhas. Mas infelizmente há uns tempos voltaram a surgir, mas são feitas fora do nosso país, porque a mão de obra é mais barata.
Quando eu era miúda usava calçado comprado na feira e em sapatarias, mas eram todos fabricados em Portugal e duravam muito tempo.
Mas não nego, quando surgiram as sapatilhas da Nike, Adidas, Reebok, New Balance, All Star, Geox, Skechers… entre outras marcas, eu também comecei a comprar e a usar. Mas em sapatos e botas sempre preferi as marcas portuguesas.
Há muitas empresas nacionais que têm calçado de boa qualidade e com bons preços (nada exorbitantes) e que podemos andar o dia todo, sem nos magoarem os pés.
Temos marcas como Calçado Guimarães, Seaside, Manuel Alves, entre outras.
Ainda o ano passado a minha mãe comprou umas sandálias que custou 12,50€, eu pensei vai se arrepender (pois ela tem problemas de coluna). Mas enganei-me no que pensei, são sandálias em pele, fabricadas em Portugal, segundo a minha mãe dão muito bom andar e de referir que foram compradas a um preço super acessível.
Por isso, na minha modesta opinião acho que está na hora de olharmos mais para o nosso fabrico português, para a excelente qualidade nacional, para o design próprio e muitas vezes irreverente.
É verdade que os preços podem variar muito, desde mais os mais altos ou até baixos, mas isso é muito relativo e assim também dão para qualquer "bolsa", e consequentemente e se pensarmos bem, estamos a ajudar as nossas empresas nacionais, e a fixar ou a ajudar na criação de novos postos de trabalho (pois quanto maior a saída do produto, mais mão de obra é necessária), de concluir que temos bons trabalhadores na área da indústria do calçado e é cada vez mais necessário ajudar a economia portuguesa. Sendo assim, termino com o conhecido slogan ”Escolha Portugal - Portugal Sou Eu”.
Espero que tenham gostado do artigo desta semana, deixa-nos o teu feedback, comenta e partilha com os teus amigos! Até para a semana!
Writter Blogger: Vera Jesus
#nuncaseesqueça #therealyoublog #therealyoustore #trystoreonline #bodypositive #confiança #belezanatural #belezareal #amorproprio #mulher #modaplussize #plussize #tamanhosgrandes #tamanhosespeciais #tamanhoplussize #dicasdebeleza #fashion #calçado #calçadonacional #calçadoportuguês #sapatos #sandálias #sapatilhas #botas #moda #indústriadocalçadoportuguês
Estamos nas redes sociais e todas as semanas temos novidades!
Follow us: facebook, twitter, instagram, pinterest, LinkedIn
Comentários
Enviar um comentário
Olá!
Indique-nos como podemos ajudar.
Responder-lhe-emos em breve.
Obrigada!